EVENTOS PIBID-FAI

IV ENCONTRO PIBID/CAPES/UNIFAI - 2016

Informações:

Diante do conceito de Programa de Formação de Professores mais uma vezo PIBID/
UNIFAI se envolve com as dificuldades surgidas dentro do horizonte deste tipo de ação
pedagógica.
Não encontramos definidas as relações estabelecendo uma Pragmática para se tecerem
determinados saberes e se obter uma construção intelectual capaz de gerenciar um
Programa de Formação de Professores. No caso específico das Licenciaturas, o campo
de ação se revela ainda mais complexo por não encontrarmos um referencial específico.
Logo, a questão da Criatividade vem em primeiro plano quando nos preocupamos em
organizar o IV ENCONTRO NACIONAL DO PIBID/UNIFAI para o ano de 2016.
Certas exigências didáticas se tornam cada vez mais prementes de serem colocadas
primordialmente. Temos de nos envolver com as Tecnologias de Ensino sob a pena de
colocarmos em risco a modelagem do perfil do futuro educador. Acreditamos existir neste
campo do planejamento de um experimento as possibilidades de se revitalizar a crença no
conceito de perfil profissional, considerado por nós de vital relevância ao se compor ações
voltadas para um Programa de Formação de Professores.
Acreditamos ser plausível refletirmos neste estágio do IV ENCONTRO NACIONAL DO
PIBID, no agora Centro Universitário de Adamantina, sobre os tipos de diálogos a serem
proporcionados para se constituir um Projeto de Futuro voltado para a solidificação das
Ações verticalizadas nos Subprojetos, colocando em pauta as demandas discutidas pelas
políticas públicas de alfabetização na Educação Básica no Brasil diante do conceito de
tecnologias assistivas para todos os tipos de aprendizagens. Aqui deveria ser posto em cena
o valor do Professor-Supervisor, agindo para estimular o Bolsista de Iniciação à Docência
perante o uso de tecnologias assistivas, onde estariam os elementos capazes de auxiliarem
a revitalização do conceito de aprendizagem, enquanto cerne da pedagogia do Programa.
As mentes no sistema escolar, compondo a Inteligência Coletiva estão, a cada dia, mais
ávidas de novidades didáticas, capazes de auxiliarem o exercício da sistematização do
conhecimento disseminado na sala de aula, em experiências no rendimento escolar.
Assim, as polêmicas vão se tornando cada dia mais intensas quando vemos o perfil do
futuro educador num Programa de Iniciação à Docência impregnado de um conturbado
contexto.
O conceito de Experiência teria de ser utilizado com mais veemência para tornar a sala
de aula um laboratório e o Bolsista de Iniciação à Docência encontrar nas ações do seu
Subprojeto uma propagação das respostas para superação das dificuldades advindas das
constantes metamorfoses tecnológicas.
Este volume dos ANAIS do IV ENCONTRO NACIONAL DO PIDIB/UNIFAI tem por
arcabouço o resumo da maturidade pedagógica encontrada pelo Centro Universitário
de Adamantina, interessado em manter nas Licenciaturas a essência de uma profissão, a
cada momento, colocada em zona de risco pelos progressos tecnológicos ocorridos no
Ciberespaço.
Observando os parâmetros do Programa PIBID/CAPES, a Comissão Organizadora
vivenciou a manipulação do processo de formação de professores sempre colocando em
primeiro plano a Didática, visto ser ela a principal manifestadora do dom de um domínio
de linguagem dentro das áreas de conhecimento prevista nas Licenciaturas.



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