EVENTOS PIBID-FAI

I FESTIVAL DIDÁTICO CULTURAL - 2015

Informações:

Com o objetivo de possibilitar o desempenho lúdico obtido como resultado das diversas ações executadas pelos subprojetos do PIBID/FAI nas escolas de Educação Básica, intensificando, assim, a integração e melhoria da qualidade didática no processo de ensino e aprendizagem, acontece o I Festival Didático-Cultural do PIBID/FAI. Aberto a todas as manifestações artísticas e culturais, visando evidenciar a magnitude das ações do PIBID/FAI dentro das escolas parceiras, o evento surpreendeu a todos, com qualidade, responsabilidade e muitos talentos. Levando-se em consideração que a construção do conhecimento em sala de aula é um processo social, onde os sujeitos atuam com ferramentas e conteúdos culturais, a interdependência entre estes processos fundamenta-se na ideia de que as atividades humanas acontecem em contextos culturais mediados pela linguagem e demais sistemas simbólicos. O lúdico, em sua essência, contribui e influencia na formação de crianças e adolescentes, promovendo um enriquecimento permanente. Ao se proporem atividades de expressão artística não se pretende formar artistas, mas sim um ser humano dinâmico, expressivo, espontâneo, capa de exteriorizar seus pensamentos e sentimentos e utilizar diversas formas de linguagem na construção de valores e no desenvolvimento do senso estético. Ao desenvolver a capacidade expressiva e artística, adquire novas formas de expressão e vocabulário, melhora a atenção, a capacidade de observação e de concentração. Coletivamente, se torna cooperativo e mais flexível para aceitar as diferenças. Assim, a arte se constitui enquanto meio facilitador do aprendizado, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social e cultural, reunindo repertório e vivências dos alunos com imagens, ações, palavras e proposições cujo significado ultrapassa o conhecimento intuitivo e o senso comum da sala de aula. Neste sentido, considera-se o Festival Didático-Cultural do PIBID/FAI uma importante estratégia de ensino ao possibilitar que os escolares aprendam a se relacionar, a respeitar a opinião de colegas, a construir ideias e a lidar com o individual e o coletivo, contribuindo para o seu crescimento indivíduo.



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