OBJETIVO GERAL:
1. Trabalhar a diversidade a fim de valorizar as diferenças e estimular o respeito mútuo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Estimular o respeito ao outro e valorizar a diversidade dentro de sala de aula, buscando o respeito entre os alunos independentemente de suas características.
2. Trabalhar comportamentos e atitudes relacionadas à diversidade.
3. Desenvolver a percepção de si próprios e a aceitação das diferenças e estimular e motivar o gosto pela leitura.
O projeto iniciou dentro da sala de aula com a Apresentação de vídeo “Dumbo” para a classe do segundo ano 2.
Em outro momento foi realizada a leitura do livro: Diversidade de Tatiana Belinky, onde após a leitura foi feita uma Roda de conversa sobre a história. Na sequência os alunos foram divididos em duplas e lhes foi entregue os cartões: DIVERSIDADE – DESIGUALDADE – IGUALDADE – SEMELHANÇA – DIFERENÇA – SUPERIOR – INFERIOR – IGUAL – DIFERENTE. A supervisora que é a professora responsável pela sala discutiu sobre o tema que está sendo desenvolvido: o que é e qual a contribuição para a sociedade .Apresentar significa em cartaz. Foi proposta atividade com dicionário. (Palavras desconhecidas no texto): ESQUISITO, ENFADONHO, ENFEZADO, PACATO, BRANDA, GAIATO, SISUDO, MOROSO, CARRANCUDO e ENFADONHO.
Em outro momento formaram-se duplas e observaram as características físicas um do outro, perguntar o que gostam e o que não gostam.
Desenharam um o outro, depois foi pedido para descrever o amigo com base nas observações e questionamentos feitos.
Trabalhou-se as questões de: Antônimo e sinônimo (Palavras que aparecem na história)
Antônimos de: MAGRELO, FECHADO, FORÇUDO, JOVEM, GRANDE, CLARA, IGUAL, TRISTONHO.
Sinônimos de: BONITO, CERTINHO, TRANQUILO, BRIGUENTO, NERVOSO.
Realizou-se estratégia de leitura sobre - Inferência.
UM É FECHADO
OUTRO É ABERTO
Estratégia de leitura - VISUALIZAÇÃO.
UM É MENINO
OUTRO É MENINA
(PODE SER GRANDE OU PEQUENINA)
Realizada leitura do Livro: Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado, sem mostrar as imagens.
Após a leitura foi desenvolvida a Estratégia de leitura – Visualização (Desenharem como imaginam a menina).Passamos o vídeo da história para que pudessem comparar com seus desenhos. (Menina bonita do laço de fita – conto animado).
Exploramos a capa do livro: Autora, ilustradora, editora, as ilustrações. Foi realizado o pedido pasra que as crianças comparassem com uma edição mais antiga.
Atividade – Inferência
EMPANTURROU E TREMELICANDO
Atividade – Características da menina (Leitura)
Atividade – Sílabas e sons.
Feitas cruzadinha.
Livro: Lilás, uma menina diferente de Mary L. Whitcomb
História contada com caracterização.
Estratégia de leitura – Conexão texto-leitor:
QUANDO OUVI A HISTÓRIA, LEMBREI QUE ME SENTI DIFERENTE QUANDO...
Estratégia de leitura - Visualização:
As crianças realizaram a leitura de um trecho do livro: Lilás e pedimos que elas ilustrassem:
“LILÁS, POR SUA VEZ, LEVOU UM PRESENTE QUE ELA MESMA TINHA FEITO: UMA CAIXINHA DE PAPELÃO, ONDE HAVIA SETE PEDRINHAS, SEU CADARÇO VERMELHO FAVORITO E MEIO OVO DE PARDAL.”
Trabalhamos com a escrita sobre o significado das palavras “ESQUISITICE” e “ABISMADOS”
Questionário final “Ser diferente é normal?”
Terminado o projeto com a elaboração de um Musical com os alunos da classe.
No decorrer da realização das atividades pedagógicas, espera-se que os alunos avancem em seus níveis de aprendizagem (leitura, escrita e compreensão) que aprendam a respeitar as diferenças e descubram que ser diferente é normal. Que valorizem a diversidade, não apenas no ambiente escolar, mas em toda a sociedade.
Arquivos
Fotos
Videos
Links